Dicas para evitar problemas na coluna cervical

ESTRESSE EXCESSIVO

Bilhões de pessoas em todo o planeta utilizam aparelhos celulares, essencialmente em má postura. Em geral, o indivíduo adota uma postura com cabeça e ombros inclinados à frente. Uma boa postura cervical é definida a partir de um alinhamento de orelhas e ombros, com ombros e escápulas levemente retraídos (direcionados para trás).

A cabeça pesa em média de 10 a 12 libras (4,5 ~ 5,5 kg). Entretanto, quando inclinada à frente, seu peso aumenta consideravelmente. Um estudo realizado nos Estados Unidos, liderado pelo cirurgião Kenneth K. Hansraj, chefe do Centro de Cirurgia e Reabilitação da Coluna em Nova York, e publicado em novembro de 2014 no Journal Surgical Technology International (Jornal Internacional de Tecnologia Cirúrgica), investigou o estresse relacionado ao aumento da angulação da coluna cervical.



A perda da curvatura cervical fisiológica ou natural aumenta o estresse sobre suas estruturas, podendo causar limitação, dor, degeneração e cirurgias. Gastamos em média de 2 a 4 horas diárias com a cabeça curvada enquanto lemos ou digitamos em nossos celulares, contabilizando aproximadamente de 700 a 1400 horas anuais de estresse excessivo sobre a cervical. Possivelmente, um aluno de ensino médio pode passar mais 5.000 horas extras em má postura.

PREVENÇÃO

O primeiro passo é adotar, de forma consciente, uma postura neutra. Veja algumas dicas:

1- Não utilize celulares e tablets para trabalho prolongado;

2- Prefira computadores do tipo desktop para tais tarefas, especialmente adequados ergonomicamente;

3- Ao invés de inclinar seu pescoço para baixo, procure fletir (dobrar) os cotovelos e mantê-los apoiados sobre o tronco;

4- Durante a leitura na tela, mantenha seu aparelho à altura aproximada da face;



5- Faça uso de uma parede para apoio da parte de trás da cabeça, dobrando levemente o queixo abaixo de modo a facilitar a visualização.

6- Pratique quando assentando em cadeiras com encosto ou no apoio de cabeça do assento do seu carro.











Compartilhar: