II Congresso Brasileiro de Pilates

O II Congresso Brasileiro de Pilates foi realizado em São Paulo, entre os dias 11 a 14 de setembro de 2014, contando com 14 palestrantes nacionais e 10 internacionais, com 48 workshops diferentes, 9 palestras e 3 mesas redondas, abordando temas relacionados a Pilates e Treinamento Funcional, desde metodologias a aplicações de gestão de carreira no mercado.



Rodrigo Bernardes atuou novamente como tradutor de palestras, mesas redondas e workshops, dessa vez traduzindo os americanos Dr. Brent Anderson, fisioterapeuta e presidente da Polestar Pilates; Beth Kaplaneck, instrutora de Pilates e autora do livro “Pilates for Hip and Knee Syndromes and Arthroplasties” (Pilates para síndromes de quadril e joelho e artroplastias); Jeremy Strom, personal trainer e presidente da Fitness Beyond Borders; e também o inglês Michael King, instrutor de Pilates de Londres.

Compartilhar:

I Congresso Brasileiro de Pilates 2013

Aconteceu entre os dias 11 a 13 de setembro de 2013 o I Congresso Brasileiro de Pilates na cidade de Guarulhos, São Paulo. O evento contou com a presença de 900 congressistas, 25 palestrantes nacionais e 2 internacionais.

Rodrigo Bernardes participou do evento como palestrante convidado com a palestra entitulada "Ativação do Powerhouse com base em evidências científicas". Nessa aula, apresentou um protocolo de ativação correto com base em pesquisas de anatomia, biomecânica, ultrassom reabilitativo, estabilização segmentar lombo-pélvica, lombalgia e Pilates.



Além disso, atuou como tradutor da fisioterapeuta americana Samantha Woods, co-proprietária do The Cypress Center (Centro de Fisioterapia e Bem-estar Cypress) localizado na Califórnia, Estados Unidos. Samantha é especialista em Ortopedia Desportiva, Pilates Clínico e Reabilitação Funcional. Ela possui 13 anos de experiência incorporando o método Pilates na reabilitação de seus clientes.



Além de sua palestra enfatizando a importância do método Pilates e sua atuação na área acadêmica, graças ao número crescentes de pesquisas científicas, Samantha ministrou por 3 dias o workshop entitulado: " Pilates aplicado a patologias de joelho, tornozelo e pé.









Compartilhar:

I Encontro Brasileiro de Pilates Científico (Campinas)

Aconteceu entre os dias 01 a 03 de agosto de 2014 o I Encontro Brasileiro de Pilates Científico na cidade de Campinas-SP. O evento foi organizado com participação pública de 1.200 pessoas, por meio de votação de enquetes via fanpage no Facebook, decidindo desde a cidade sede bem como o nome dos palestrantes. O intuito foi promover a discussão científica do método Pilates associada a vivência e prática diária nos estúdios. Os participantes tiveram acesso a 6 palestras e 12 workshops.



Rodrigo Bernardes ministrou a palestra " Neurodinâmica para instrutores de Pilates " e discorreu sobre tipos de dor, a relação da dor neuropática com o movimento, diagnóstico diferencial e exercícios contra-indicados.

Atuou também como tradutor da canadense Colleen Craig, autora de 3 livros sobre exercícios com bola (Pilates on the Ball 2001, Abs on the Ball 2003 e Strength Training on the Ball 2005) bem como um DVD. Colleen possui experiência de mais de 17 anos como instrutora do método, é certificada pela Stott Pilates e possui seu estúdio próprio em Toronto, Canadá.



Em sua palestra, Colleen enfatizou a importância do uso da bola como superfície instável e como isso modifica o repertório clássico de solo. Durante seus workshops, apresentou exercícios utilizados para iniciantes e intermediários, com suas respectivas adaptações para populações específicas, em especial para idosos.







Compartilhar: